Inversor para motor: 4 Motivos para sua indústria usar
Blog
12/05/2022
Também chamado de conversor de frequência, o inversor para motor é de extrema importância na indústria. Isso acontece porque se trata de um dispositivo eletrônico que tem a função de transformar a frequência da rede onde se conecta.
Em geral, a frequência da rede é de 50Hz ou 60Hz. Mas com o inversor de motor é possível fazer com que ela obtenha a frequência desejada. Seja maior, seja menor do que a atual. Desse modo, é um dispositivo essencial porque consegue controlar a velocidade dos motores elétricos.
No entanto, existem outros motivos para a sua indústria usar. Então, continue com a leitura deste artigo e veja quais são eles nos tópicos a seguir.
Aumenta a vida útil das máquinas
Uma das principais razões para investir em um inversor para motor é o fato dele ajudar a prolongar a vida útil dos equipamentos da sua empresa. A explicação é simples: quando um motor parte de maneira abrupta, o que é normal em partidas diretas, inicia-se um estresse mecânico do sistema.
Desse modo, as manutenções devem acontecer em um espaço de tempo reduzido. Além de fazer com que o equipamento dure menos, também causa um gasto maior com as visitas técnicas. Mas com o inversor para motor o estresse não é provocado, pois existe um controle total da aplicação.
Oferece economia financeira
Mais um motivo para investir nesse dispositivo é a economia de dinheiro que oferece para as indústrias. Afinal, é possível dizer que uma partida direta necessita cerca de sete vezes a corrente elétrica nominal do motor para que dê a partida.
Enquanto isso, o inversor para motor não exige tudo isso. Isso porque ele limita a corrente de partida para 1.5 vez, em média, a corrente elétrica nominal. Por consequência, outra vantagem é que não se torna preciso superdimensionar transformadores e nem mesmo os cabos que são utilizados no sistema.
Garante economia de energia
A economia de energia em motores elétricos é também uma razão para as empresas terem o dispositivo. Além disso, a economia é promovida em diferentes motores. Tanto os usados em bombeamento, quanto em ventilação e compressão, que são os mais comuns hoje em dia.
Para tanto, é necessário substituir o sistema padrão para que haja menor consumo de energia. A mudança deve ser feita em motores de partida direta e controle de vazão por meio de válvulas ou dampers. Assim, eles passam a contar com o acionamento do inversor de frequência.
A questão é que nos sistemas sem o inversor, a energia é desperdiçada quando se controla a vazão através do estrangulamento. Isso faz com que o motor permaneça rodando em plena velocidade. Mas com a mudança é possível até remover a válvula de estrangulamento.
A partir disso, é a velocidade do dispositivo responsável por controlar a vazão. Portanto, há um gasto reduzido de energia. Inclusive, quando há menor vazão. E mais, conforme a empresa, o consumo pode diminuir em até 50%.
Promove a redução do pico de corrente
Por fim, mas não menos importante, existe a vantagem do inversor para motor diminuir o pico de corrente na partida do motor. Isso quando comparado a uma partida direta. De todo o modo, é mais uma razão para que as indústrias invistam nesse dispositivo eficiente e versátil.
Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.