Entenda os benefícios da automação programável

Blog

09/07/2022

A automação industrial já é considerada essencial para as indústrias que desejam tornar o seu processo produtivo mais eficiente. Ou seja, aumentar a produção sem perder em qualidade, assim como promover um ambiente de trabalho mais seguro e com a redução de desperdícios.

E para alcançar esses objetivos, existe uma forma bastante assertiva de investir em equipamentos que controlam a fabricação de produtos.

Trata-se da automação programável, ideal para indústrias de diferentes perfis. E se você deseja saber como ela funciona e quais são todos os seus benefícios, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, encontre as principais informações a respeito do assunto.

  • O que é a automação programável
  • Benefícios para os projetos de automação

O que é a automação programável

A automação programável consiste em uma técnica na qual é possível mudar a sua programação de modo a criar uma sequência de operações distintas. Para tanto, são usados diferentes recursos e dispositivos.

Desse modo, a indústria consegue oferecer uma gama maior de produtos, ao fabricar peças com diferentes configurações.

Vale lembrar que existe ainda a automação fixa. Com ela, as máquinas estão aptas a executarem apenas uma tarefa específica, o que pode ser o suficiente para algumas empresas. No entanto, quem quer diversificar a sua oferta de produtos encontra mais vantagens ao contar com a automação programável.

Além disso, a sequência de operações deve ser programada seguindo alguns critérios. Eles dizem respeito aos tipos e quantidades de peças a serem fabricadas. A partir de então, quando a produção de um lote de itens é finalizada, o sistema é reprogramado.

Nessa hora, o operador da máquina consegue inserir as novas configurações. E assim alterar a velocidade, o tamanho, a temperatura e demais aspectos que podem ser ajustados. Com isso, pode-se iniciar uma nova sequência produtiva. Isto é, fabricar outro produto, de maneira dinâmica.

Benefícios para os projetos de automação

Embora a automação fixa já seja considerada um grande avanço para as empresas que desejam evoluir o seu processo produtivo, a automação programável oferece ainda mais benefícios para as indústrias. Inclusive, se existe a necessidade de contar com uma linha de produção bastante flexível.

Em outras palavras, que tenha condições de fabricar itens que possuam configurações variadas. Além disso, a automação programável combina em especial com processos produtivos onde é fabricado um menor volume de cada peça.

Também é o recomendado para produtos que são fabricados por lotes, contribuindo ainda com a rastreabilidade da mercadoria. Ou mesmo para empresas que produzem mais de um item de maneira intercalada.

Outro benefício da automação programável é atender as indústrias que fabricam em maior quantidade um item. Mas que também estão disponíveis para produzir demais produtos de acordo com a demanda do mercado.

Portanto, é o recurso ideal para as linhas de produção que sofrem com a oscilação de pedidos. Desse modo, a indústria consegue ampliar o seu roll de produtos, atender um maior número de clientes e, por consequência, ter uma maior lucratividade por conta do crescimento da conversão de vendas.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi