Encoder incremental e absoluto: você sabe a diferença entre eles?

Blog

23/07/2022

A indústria que investe na automação industrial pode contar com diferentes dispositivos para tornar o seu processo produtivo mais eficiente. Entre eles, existem distintos tipos de sensores e o encoder incremental e absoluto são alguns deles.

Ambos os modelos garantem precisão e, por isso, são úteis em variadas aplicações. Mas você sabe a diferença entre eles? Para entender o que diferencia um modelo do outro e obter demais informações a respeito do tema, continue com a leitura deste artigo.

Nos tópicos a seguir, descubra tudo sobre o tema.

  • Principais diferenças do encoder incremental e absoluto
  • Quais são as vantagens do encoder incremental e absoluto

Principais diferenças do encoder incremental e absoluto

Embora haja diferenças, o encoder incremental e absoluto são sensores eletromecânicos usados em especial na automação industrial. Ambos são responsáveis por contar ou reproduzir pulsos elétricos, o que é feito com o movimento rotacional do eixo.

Já no que diz respeito à diferença entre eles, é possível dizer que o encoder incremental é menos tecnológico. Isso acontece porque ele necessita de um operador. Por isso, trata-se de um equipamento que exige mais atenção na hora de ser usado.

Além disso, ele não relembra sua última posição. Mesmo assim, pode ser bastante útil em diferentes situações. Entre elas, ao manusear equipamentos agrícolas e para elevadores de prédios, além de outros sistemas mais rudimentares, que exigem dispositivos robustos.

Por sua vez, o encoder absoluto é inovador, sendo considerado uma evolução do outro modelo. Entre os seus principais diferenciais, está o fato de trabalhar por bits e mostrar a posição real do objeto. Em especial, quando ocorre a falta de energia.

Nos momentos em que isso acontece, as faixas fornecem uma indicação digital, uma vez que diferentes sensores são utilizados para a leitura. Por isso, combina perfeitamente com sistemas que envolvem o uso de máquina CNC.

Também serve para posicionar com exatidão estabilizadores para veículos de grande porte, como elevadores aéreos e guindastes. O seu uso é recomendado ainda para mover portas ou compartimentos automáticos que não possuam um interruptor de limitação.

Quais são as vantagens do encoder incremental e absoluto

O encoder incremental e absoluto oferecem inúmeras vantagens para diferentes setores da economia, principalmente o industrial. Isso porque eles conseguem converter os movimentos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos.

Esses impulsos são transformados em informações para que se possa controlar o processo produtivo. É preciso lembrar que para uma automação industrial eficiente é necessário controlar todos os detalhes do que acontece na fábrica.

Desse modo, é possível, por exemplo, saber quantos giros o motor de uma máquina realizou. Outra característica importante do encoder incremental e absoluto está no fato de apresentarem medidas e controles precisos em diferentes aspectos.

Entre eles, velocidades lineares, velocidades de rotação, volumes ou vazões de produtos líquidos e posicionamentos angulares. Além disso, os dois tipos de enconder podem ser utilizados em conjunto com outras peças.

Exemplos são os tacômetros, contadores, controladores lógicos programáveis ou conversores de frequência para sinais analógicos. Desse modo, são dispositivos bastantes versáteis para aplicar a automação industrial na sua empresa.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi