Automação 4.0 e seu impacto na indústria

Blog

14/07/2022

Os benefícios e as ferramentas associadas à Automação 4.0 causam um importante impacto na indústria. Afinal, por meio das novas tecnologias que estão atreladas a ela, é possível transformar o processo produtivo de maneira a se mostrar mais eficiente.

Em outras palavras, mais produtivo, mas sem que isso afete a sua qualidade. Aliás, com esse novo conceito, que já é aplicado em muitos negócios, a conversão de vendas é maior, garantindo ainda mais controle de todo o processo e a segurança dos trabalhadores.

E se você quer saber mais a respeito do assunto, continue com a leitura deste artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.

  • O que é a Automação 4.0 e seus benefícios
  • Como aplicar a Automação 4.0 na indústria

O que é a Automação 4.0 e seus benefícios

A Automação 4.0 é um avanço da automação que já é aplicada no setor industrial há muito tempo. Para tanto, se faz uso de equipamentos mais modernos, de modo que os processos manuais se tornem cada vez menos comuns nas fábricas dos diferentes segmentos industriais.

Com essa mudança, é possível aumentar a produtividade, uma vez que os recursos são usados de forma otimizada. E mesmo produzindo mais, não é preciso um gasto maior. Ao contrário, as despesas são reduzidas. Claro, a implementação das novas tecnologias exige um investimento financeiro.

Mas em pouco tempo ele pode ser pago. Afinal, no médio prazo os custos diminuem, pois a produção aumenta, permitindo a venda de um maior volume de produtos. Além disso, a economia aparece por meio da redução dos desperdícios de matéria-prima.

E mais, com a Automação 4.0 consegue-se evitar ou mesmo prever possíveis falhas nas máquinas. Assim, não é preciso parar a produção de forma abrupta, o que causa prejuízo financeiro. A segurança é outra vantagem do avanço dos processos automatizados.

Isso acontece porque os trabalhadores manipulam menos os equipamentos, evitando acidentes de trabalho. Com a Automação 4.0, aliás, os colaboradores devem ser treinados para, principalmente, controlar as máquinas, o que pode ser feito até mesmo à distância.

Como aplicar a Automação 4.0 na indústria

Por conta da Automação 4.0, a Indústria 4.0 já é uma realidade. Assim, as indústrias que desejam investir nas novas tecnologias podem implementar novas máquinas, dispositivos e softwares no seu processo produtivo de maneira gradual.

Afinal, além de investimento, é preciso capacitar os trabalhadores. Apesar de que, como mencionado, os resultados são vistos em pouco tempo, compensando muito o dinheiro aplicado nas mudanças.

A aplicação da Automação 4.0 pode começar com um sistema CRM, amplamente usado em muitas empresas. Trata-se de um software que facilita a relação com os clientes, permitindo entender melhor as suas necessidades. E assim atender a demanda de forma adequada.

Outro conceito importante é o Big Data, que consiste em um alto volume de informações. Portanto, deve-se ter ferramentas a fim de que os dados relevantes para a sua indústria sejam coletados e posteriormente analisados. Isso permite conhecer ainda mais o setor e estar à frente da concorrência.

Para analisar as informações coletadas, a Inteligência Artificial é outra nova tecnologia que auxilia o processo. Com ela, é possível obter insights valiosos para ajudar na tomada de decisões. Enquanto isso, a Internet das Coisas permite às máquinas se conectarem para evitar ainda mais a intervenção humana.

Quer a melhor opção em projetos de automação industrial? Fale com a Veder.

(11) 2341-3132

(11) 98689-8643

veder@veder.com.br

tecnico@veder.com.br

Nossos Parceiros

LS Eletric
Weintek
Veichi